Marcadores

terça-feira, 15 de dezembro de 2009

Lição rápida sobre os Espartanos!


Hoje recebi o trabalho de conclusão de curso da minha namorada e nele tinha uma matéria sobre o filme 300. Essa matéria consistia na opinião de professor de história sobre a veracidade da adaptação do filme baseado na história.
A princípio fiquei meio revoltado com relação à crítica do professor sobre a obra, que, diga-se de passagem, foi baseada numa revista lançada no fim dos anos 90 (que eu tenho guardado em casa, primeira edição, relíquia!!!) com certeza a obra (como toda feita para o cinema ultimamente) foi transformada para atrair o público, mas o fato interessante é que fui dar uma “fuçada” pra ver o que tinha a mais na história dos espartanos e descobri algumas coisas bem interessantes:
Realmente “os caras” eram “fodas”! Desde pequenos eram doutrinados e os mais fracos eram mortos só sobreviviam os fortes mesmo, mas essa parte tem no filme e não é muita novidade;
Também só pra comentar, cada criança que nascia era examinada e se tivesse algum “defeito” (físico, mental ou ate mesmo se fosse abaixo da média do tamanho dos nascidos) eram mortos por que seria um “peso morto” para elas;
Os homens a partir dos 7 anos eram mandados ao exército onde recebiam educação e aprendiam as artes da guerra, aos doze anos, eram abandonados em penhascos sozinhos nus e sem comida (“fudidos” diga-se de passagem), se sobrevivessem voltavam ao exercito e ficavam lá ate os 30 anos, depois dessa idade (se estivessem vivos) se tornavam cidadãos;
As mulheres eram “fudidas” como os homens, não tinham moleza, já que na ausência deles quem tomava conta de tudo eram as mulheres, o pior não é isso, assim que atingiam a chamada menarca (primeira menstruação), começavam a receber aulas práticas de sexo (Whatafuck???) é isso ai, isso mesmo que você leu!!! Praticas se sexo. Elas pegavam uns escravos que eram capados ou sei lá, e tinham relações sexuais com eles (nessa hora tem um monte de gente pensando em ter um emprego desses!!! Quando elas chegavam aos 19/20 anos elas solicitavam ao estado permissão para casar, mas olha só o que acontecia, elas tinham que passar num teste, “VESTIBULAR PRA ESPOSA” (Só por Djaga mesmo!!!) para comprovar sua fertilidade, engravidavam de um escravo que era só para a reprodução, sendo muito bem tratado e alimentado (de novo deve ter um monte de engraçadinhos querendo vaga nessa função, mas só pra constar esses caras eram mortos aos 30 anos, ainda querem a vaga???);
Olha isso: as mulheres espartanas podiam ter qualquer homem que quisessem, mesmo que casadas, lógico os manes dos maridos delas tinham que ficar no exercito ate os 60 anos de idade! Alguém tinha que fazer o serviço! E detalhe, quanto mais filhos a mulher tivesse, mais atraente ela seria, podendo engravidar de qualquer espartano, mas o filho desta seria considerado filho do seu marido! Isso que é ser corno viu!
Voltando aos homens só pra constar, (não poderia deixar essa passar) os caras eram guerreiros de verdade, mas vejam o que poderia ser feito na sociedade espartana: durante a estadia deles no exercito (cerca de 17 anos eles podiam ter relações sexuais, MAS SÓ COM HOMENS ( o negocio começa a pegar aí) depois dos 30 anos os caras podiam casar, mas se não engravidassem suas esposas eles devolviam a mulher e voltavam para o quartel para serem membros da ‘Tropa de Elite” (nada relacionado ao outro filme viu!) e poderiam casar com um soldado! Se essa moda pega, tem neguinho que casa na hora!

Eu sei que os caras eram “fudidos”, lutavam pra caramba, ganharam altas batalhas, viraram filmes, mas convenhamos, ficar 17 anos sem pegar uma mulher, deixar sua mulher te chifrar e ter que assumir filho dos outros, só ser livre depois dos 60 anos e ainda por cima se não engravidar sua esposa ter que voltar pro exercito pra casar com um barbudo é “foda” demais né, prefiro a minha democracia aqui no Brasil, prefiro ter nascido no século XX, com certeza é bem melhor!


Caso queiram saber mais:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Esparta

2 comentários:

  1. Caaaara sem duvida nenhuma, eu preferia ser escravo... Antes morre as 30.

    huahuahuahuahuahuahua

    ResponderExcluir
  2. Adorei Amor. Que lindo isso é do meu Tcc! hahaha. Mas só para lembrar a gente o professor não quis distorcer o que aconteceu no filme, e sim mostra o que realmente algo histórico e o que foi utilizado no filme.

    ResponderExcluir