Marcadores

sábado, 10 de julho de 2010

“René Descartes” o cara!


Esse post foi uma sugestão do meu camarada Stevan, ele sugeriu e eu achei interessante falar sobre “René Descartes”, ááááá René. . .

"Penso, logo existo." Essa frase é usada por muitos, e digo que algumas pessoas acham que pensam e suas existências são meramente de coadjuvantes nesse mundo, não pelo fato de não serem pessoas importantes ou badaladas, mas sim por não fazerem nada de importante nem pra si mesmo!

"Daria tudo que sei, pela metade do que ignoro." Já discordo dele nessa frase, se ignoro é por que disso tudo 25% já provei e não me interessa 25% disso todo mundo ignora e não seria eu que iria contra a massa, e os 50% restantes nem sei que existe então não posso ignorar só não conheço!

Cara essa é ótima "Não ser útil a ninguém equivale a não valer nada." Tem um monte de gente que não sabe disso, mas vale a pena refletir!

Eu poderia ficar algum tempo aqui falando das celebres frases do “Renezão”, mas o cara era foda, era o típico “piá de prédio” o pai dele era um fodão do parlamento britânico, aí a gente já saca toda a história, filho de pai rico, doentinho. O cara não precisava trabalhar com os braços, e naquela época (1500 e lá vai chumbada) isso já era uma boa!

Estudou numa escola renomada lá na terra dele (Colégio jesuíta de Le Fleche, não precisa nem falar que é francês né!) e lá os caras enchiam tanto o saco dele que ele saiu meio “revoltadão” (jovem rebelde, cheio de dúvidas e ideologias) O cara se formou em direito (coitado) sem ter muita expectativa e ainda imaginando que o mundo teria muita coisa pra apresentá-lo, resolveu numa brilhante idéia em se alistar ao exercito (no exercito Renezão?!?!? Logo no exercito meu véio?!?!?) detalhe no alistamento, o cara era francês e se alistou no exercito da Holanda (não fiz uma pesquisa tão profunda assim, mas não sei se ele tinha alguma ligação com a Holanda, caso alguém saiba favor colocar nos comentários), mas o Renezão já de cara foi lutar contra os espanhóis, depois de alguns anos teve uma “visão” (sei lá o que ele tinha fumado pra tê-la), mas o cara resolveu sair pelo mundo e nessa época ele já tinha uma ideologia voltada à filosofia a matemática, física e afins.

Se você não gosta de matemática, física e todas aquelas matérias adjacentes pode por um pouco da culpa nesse cara por que ele foi um dos pais da matemática moderna, é isso mesmo, meus queridos ele é um dos pais! Poderia ser pior, só que o Renezão deu uma “medrada” por causa da inquisição que ocasionou a não publicou uma de suas obras Tratado do Mundo, uma obra de Física, na qual aborda a sua tese sobre o heliocentrismo, lógico que depois o negocio foi publicado, mas o cara tava bem preocupado por que a inquisição já tinha pego o Galileu.

René Descartes foi um cara que revolucionou sua época e provavelmente foi um dos caras que influenciaram Charles Darwin e o resto da “cambada”, se não fosse ele e outros nós estaríamos achando que a terra era o centro do universo (apesar de algumas pessoas acharem que são o centro do universo).

Mas o “foda” na vida dele foi o fim, ele tinha sido convidado pela rainha Christina (Suécia) pra ser professor, mas acho que os caras lá arrancavam o coro dele, por que em literaturas dizem que ele trabalhava a noite (até por volta da meia noite) e no outro dia tava em pé as 5 da madruga, isso não seria tão problemático se na Suécia fizesse por volta de -3º C isso não fez muito bem para o coitado do René, o cara morreu de pneumonia em 1650 (por isso eu digo trabalhar faz mal a saúde, ainda mais num lugar frio!) mas até depois de morto o cara foi “sacaneado”, por que ele era católico e morreu num pais protestante, e foi enterrado num cemitérios de crianças não batizadas tipo se acontecesse isso comigo ficaria muito “puto da vida” (ou morte hihi), mas depois foram bonzinhos com eles, seus conterrâneos repatriaram seus restos de volta a França e deram ate o nome de uma cidade em homenagem a ele (La Haye-Descartes), me fez lembrar de uma das frases dele:

"Quando gastamos tempo demais a viajar, tornamo-nos estrangeiros no nosso próprio país." Mas os conterrâneos dele foram bonzinhos por que trouxeram-no de volta né!

E pra terminar esse post tem uma frase dele que achei o máximo:

"Viver sem filosofar é o que se chama ter os olhos fechados sem nunca os haver tentado abrir." É na época dele até era fácil, hoje se você falar isso te chamam de vadio, louco, vagabundo e o escambau, gostaria eu de ficar o dia todo só pensando na vida e em seus paradigmas. . . . . . áááááááááá prefiro ficar jogando videogame, assistindo TV, tomando coca, falando mal da vida alheia e postando minhas histórias!

Fonte: www.minhacabeca.com.sefodam (brincadeira, a fonte é biblioteca Library of Congress)

Um comentário:

  1. Huahuahau la vou eu indicar outra leitura ... mas antes dizer que gostei do texto e do stop motion ... :)

    Bem, eu te indicaria ler "O Erro de Descartes", do Antônio Damasio, que de maneira bem resumida diz que não existo por pensar, o pensamento é racional, existo então logo penso.

    Claro que ele não é reducionista, muito pelo contrário, é um grande divulgador e defensor de ideias da Sociobiologia, como visto em "A arvore da vida" do Varella ... vale a pena ler :)

    ResponderExcluir